quarta-feira, 9 de junho de 2010

A primeira visita do seu gato ao veterinário

A primeira visita do seu novo gato ao veterinário é de grande importância. Você vai querer se assegurar da saúde dele e ter as vacinações e testes para FIV e FeLV. Além disso, você também vai precisar marcar uma consulta para castrar seu novo gato. Prepare-se previamente para a pergunta, "Você quer uma ablação das unhas do gato com a castração?". Depois que você souber o que é isso, sua resposta com certeza será "Não, obrigada. Meu gato precisa de garras e eu quero que ele continue com elas."

Seu veterinário dará ao seu gato um exame físico completo, incluindo, mas não restrito aos seguintes:

Temperatura retal
A temperatura normal do seu gato é entre 38°C e 39°C. Variações significantemente baixas ou altas devem indicar problemas médicos, quando combinadas a outros sintomas. Seu veterinário também checará as glândulas anais do gato, e exprimir elas, se necessário.

Orelhas serão checadas
Ácaros são comuns em gatos de abrigos, e são fáceis de tratar. Seu veterinário também vai verificar secagem ou grande quantidade incomum de cera de ouvido.

Olhos e nariz devem ser checados
O problema mais comum entre gatos é o URI, infecções respiratórias. (falo mais em breve)

Coração e pulmões checados
Seu veterinário vai ouvir o coração do seu gato com um estetoscópio, verificando a freqüencia e sons estranhos, como murmúrios. A respiração dele será checada por sons de asma, ou acúmulo de líquidos.

Apalpar os órgãos
Ele irá palpar manualmente os órgãos reprodutivos, rins, bexiga, e abdomen.

O pelo será examinado
Seu veterinário vai examinar o pelo do gato por aridez ou emaranhamento. Depois usará uma escova com dentes finos procurando por pulgas.

Qualquer coisa fora do normal será seguida pelos seguintes testes: exame de sangue, raios x, ou outros exames de laboratório. Um exame de fezes será feito para verificar sinais de verminose, que também são comuns entre gatos de abrigo.

Quando o exame estiver completo, seu gato vai receber as vacinas e ser testado por dois sérios transtornos que representam problemas de comunicação.

Vacinações

O enigma da vacinação
Se você adotou seu gato de um abrigo ou organização que resgata animais, ele já deve ter recebido vacinas. Se seu gato for adotado da rua, ele vai precisar de vacinas. O que importa é que você tem que discutir com seu veterinário, existem certas vacinas que não podem ser esquecidas.

Testando FIV e FeLV

FIV em gatos
Eu posso atestar por uma experiência pessoal que viver com um gato com FIV positivo é uma montanha-russa de emoções. Embora FIV não seja uma sentença de morte automática, se seu novo gato for positivo, você vai precisar tomar decisões difíceis. Se você não tiver nenhum outro gato em casa, você ainda vai poder dividir muitos anos com seu gato.

FIV é "Feline Immunodeficiency Virus", uma deficiência na imunidade à doenças, e não é contagioso ao contato casual, embora possa ser transmitido a filhotes por uma mãe positiva. Normalmente, o contágio ocorre através da saliva pro sangue, por exemplo, mordidas muito profundas.

Leucemia felina
FeLV não é tão "benígno" quanto FIV. Ele é transmitido de um gato ao outro através de carinhos mútuos, dividir comida, e outros tipos de contato. A não ser que você possa providenciar espaços permanentemente separados para um gato FeLV positivo, ele ou ela deverá ser seu único gato. (Ou você pode adotar outros gatos com FeLV, se puder aguentar os custos do veterinário.)

Castração
Razões para uma castração/esterilização precoce
Se você adotou um gato com 12 semanas ou mais, ele é um candidato a uma castração precoce. Existem várias razões para as quais isso beneficiaria a saúde e o comportamento do seu gato. Pergunte ao seu veterinário se ele ou ela pratica castração precoce; se não, peça uma referência a alguém que o faça.

Importância de castrar
Se você não está convencido da urgência de uma esterilização no seu animal, leia alguns artigos online. Os procedimentos não apenas melhoram a saúde e os problemas de comportamento nos gatos, mas ajudam a aliviar a já crítica crise de população de gatos.

Do Cats.About.com

Mais info:
Procedimentos para cuidar do seu animal
Benefícios e mitos da castração

Nenhum comentário:

Postar um comentário