sábado, 19 de junho de 2010

Como brincar com seu gato

Você gosta de brincar com seu gato, ou você não estaria lendo esse post. Brincadeiras interativas com gatos não são apenas divertidas, mas oferecem exercícios de grande valor para gatos de todas as idades; também fortalece o laço felino-humano, que é mais do que importante para amantes de gatos.

Filhotes
Filhotes brincam com qualquer coisa. Apenas mantenha itens perigosos como elásticos, sacos plásticos, objetos pequenos, e qualquer coisa que eles possam engolir longe se você não estiver supervisionando ele. Muitos donos lhe dirão que a única coisa que pode animar um filhote é... outro filhote. Você vai gostar de brincar com ele com brinquedos interativos, mas esteja certo de que ele deverá aprender cedo de que suas mãos não são brinquedos. Ignore esse conselho e se arrependerá quando ele for maior e desenvolver dentes e garras de tamanho normal.

Por que brincamos?
• Brincar com seu gato faz ele desenvolver habilidades de caçada: perseguindo o alvo inimigo, marcando a distância certa, avançando com convicção, alcançando o objetivo.
• O exercício ajuda seu gato a manter um peso saudável.
• Brincar é uma forma postitiva para o seu gato lançar energia negativa ou agressividade.
• Fortalece a união entre o dono e o animal.
• Ajuda gatos tímidos a ganhar confiança.

Como brincar
• Tenha sempre brinquedos giratórios ou saltitantes. Alguns bons brinquedos para gatos que você pode comprar: brinquedos com varas, bolas com enchimentos de papel, palhas, e anéis de plástico de caixas de leite ou suco. Mantenha os brinquedos longe após a brincadeira. Se estiver sempre a mão, ele se torna sem graça e não-realista para o gato, como um rato que nunca vai embora.
• Faça o brinquedo parecer um rato ou um pássaro para atiçar a curiosidade do seu gato. Finja que o brinquedo é um inseto assustando. Ele foge do gatinho, se esconde, congela. Varie a velocidade e a direção do brinquedo. Outra dica é arrumar caixas e túneis que ambos os gatos e o "rato" possam usar estrategicamente para se esconder.
• Deixe o seu gato dar o primeiro passo. Não se pode forçar um gato a brincar, mas você pode tentar diferentes atrativos para ver qual gera interesse. No máximo, suas tentativas vão encorajá-lo. Você pode tentar diminuir as luzes, já que gatos gostam de caçar quando está escuro. Combine a intensidade da ação com o interesse do seu gato. Depois de um tempo, você vai conhecer o embalo dele e como ele age quando está pronto para brincar.
• Deixe-o ganhar. Não faça muito fácil; deixe seu gato aproveitar a enrascada. Mas quando ele vier para a vitória, deixe-o acertar.

Afinal, muitas vitórias e brinquedos espalhados. Boas horas para parar de brincar são:
1. Após passar de 10-15 minutos e seu gato tiver alcançado a vitória decisiva;
2. Quando você tenta engajar seu gato a brincar mas ele não parece mostrar interesse no momento.
Nas duas situações, dê algum agrado ao seu gato só por ele estar ali. No primeiro caso, torne a vitória um pouco mais doce com algum lanchinho.

O ideal seria brincar duas vezes por dia, 15 minutos cada, com sessões extras se possível.

Do Cats.About.com

Mais info:
5 Razões para brincar um pouco mais
Exercitando seu bichano

Nenhum comentário:

Postar um comentário