domingo, 20 de junho de 2010

Evitando que os gatos saiam para a rua

Eu já falei um pouco sobre formas de como manter sua casa ou seu quintal resistentes à fugas no post que entrevistei a Paula.
É muito melhor manter seus gatos dentro de casa de forma que você possa manter-se informada sobre a freqüencia urinária ou intestinal do seu gato. Além disso, muitas doenças contagiosas por outros gatos podem ser evitadas (como FeVL, FIV, FIP, panleukopenia ou doenças zoonóticas), seu gato certamente não será atropelado se for mantido dentro, não será atacado por animais agressivos, não criará problemas entre a sua vizinhança. Também reduz significativamente a probabilidade do seu gato se perder e não voltar.

Se você costuma levá-lo para fora, acompanhe sempre o seu percurso e tente deixá-lo achar o caminho para casa sozinho, recompensando conforme ele aprenda.

Gatos precisam de exercício, mas você não precisa soltá-lo na rua para isso, gatos caseiros tem brinquedos interativos e postes para arranhar, que são certamente mais seguros do que correr de cachorros ou brigar com outros gatos. Em abrigos, uma parcela dos gatos resgatados das ruas se perderam de seus donos, e alguns não conseguem achar um novo lar, por isso é preciso tomar alguns cuidados.

A Cris postou em seu querido blog ARTES DA CRIS algumas dicas de como evitar que seus gatos saiam para as ruas e estejam expostos a perigos.
Ela adicionou telas à parte de cima dos muros que cercam sua casa. Dessa forma os gatos podem ficar do lado de fora e ela não precisa se preocupar. Vale a pena ler e pensar numa alternativa que se adeque a você e aos seu gatos.
Mais:

Um comentário: